Representantes da Apae Aracaju participam da V Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência

03/04/2024
15:53:14

Nesta terça-feira (3), foi realizada a 5ª edição da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovida pelo Conselho Estadual da PCD em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social, Conselho Nacional de Direitos da PCD e Ministério dos Direitos Humanos. 

A conferência tem por objetivo analisar e propor políticas públicas para implementação de direitos da PCD. “Eu estou completamente emocionado e feliz com a realização dessa conferência. Temos aí 8 anos que não tivemos conferências nem estadual nem nacional. Mas, cá estamos nós, depois desse jejum de cidadania realizando a nossa reunião estadual. Na última edição, Sergipe levou e aprovou três propostas para a Nacional. Isso mostra como somos resilientes. Por isso, eu tenho certeza que desse fórum sairão pelo menos três propostas aprovadas em Brasília.” disse o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antonio Luiz.    

Assistidos e funcionários da Apae Aracaju estão como delegados e representam o movimento apaeano dentro da conferência. “O movimento Apaeano é muito rico, trazer um pouco dele para esse evento é importante para ampliar os diálogos. Isso possibilita também a compreensão da realidade de outras pessoas com deficiência. Para mim é muito importante estar aqui representando esse movimento e fazer ecoar a voz de tantas pessoas que muitas vezes têm os seus direitos violados. Enquanto apaeano é uma incrível satisfação.”, conclui Gabriel Santos, psicólogo da unidade de Aracaju e delegado na Conferência. 

Fábio Nascimento, autodefensor estadual de Sergipe, diz estar feliz com a oportunidade de participar do evento e por se sentir representado. “Vejo aqui a participação das pessoas em defesa de um único objetivo que é a melhoria e garantia de direitos para nós, pessoas com deficiência. Então isso é muito importante pois mostra que não estamos sozinhos, temos pessoas, órgãos, instituições e a sociedade ao nosso lado na construção de uma sociedade melhor.” relata Fábio. 

Além de instituições, pessoas da sociedade civil que atuam na causa também participam da conferência. Para Thais Santana, membro do Conselho Municipal da PCD de Aracaju e assistente social da Apae Aracaju, essas reuniões são fundamentais para abrir o leque de pensamentos e sair do habitual. “É um momento extremamente importante, tanto hoje quanto na pré conferência, para a gente ajustar e discutir, ampliar, aplicar e melhorar  as políticas públicas que são essenciais na vida das pessoas com deficiência no nosso país.É bom também que além de trazer as nossas ideias temos a chance de levar algumas discutidas aqui para a instituição e colocar em prática o que foi debatido.”